quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas para se montar uma boa Cafe Racer





"Todo mundo quer uma cafe racer seja rápida e bonita; porém existem outros aspectos que são muito mais importantes.

Minha experiência me ensinou que conforto é a coisa mais importante no design de uma boa cafe racer. A experiência me mostrou também que este é o conceito mais negligenciado e ignorado. Após montar guidões baixos, pedaleiras e um bom banco, a moto deveria ser pilotável por longos períodos de tempo sem desconforto.

Eu pilotei diversas motocicletas que me forçavam a ficar em uma posição fetal, na qual meus cotovelos tocavam meus joelhos e me davam caimbra nas pernas. Também tive experiências ruins com guidões mal colocados, fazendo com que todo meu peso fosse apoiado sobre meus pulsos ou me deixando suspenso como se eu estivesse pendurado.

Esses traços são típicos de dispositivos de tortura medieval e devem ser evitados a todo custo quanto você estiver construindo sua máquina. Você deve ter atenção redobrada na combinação exata entre guidão, pedaleiras e banco. Talvez você tenha que tentar diversas conbinações até achar uma que fique legal.O esforço valerá a pena.

Se você não conseguir achar uma combinação, então você provavelmente tem uma moto que não pode ser "cafeinada".Em geral, quanto mais próxima for a altura do assento à a altura da porca de fixação da mesa, mais difícil será encontrar uma posição confortável. Às vezes, nada pode ser feito a não ser medidas drásticas. Idealmente, o seu corpo iria ser lançado para cima em vez de ter as costas paralelas ao chão ou muito para baixo. Você nunca deve ter que esforçar o pescoço para ver onde está indo.

O próximo problema comum à maioria das cafe racers é o caminho dos cabos. Você não deve precisar das duas mãos para conseguir acionar a embreagem e supostamente o motor não deveria acelerar sozinho quando se vira o guidão. A chave para se fazer um bom arranjo nos cabos é a suavidade, curvas gentis com folga para que o guidão possa ser movimentado sem problemas. Sem dobras ou curvas muito justas em nenhum ponto do começo a fim do cabo.

Os "engasga gatos" quando usados de maneira incorreta, se tornam inimigos. Raramente eles devem ser apertados, o certo é mantê-las com folga, para que os cabos se movam suavemente sem friccionar.

Procure saber quais cabos estão friccionando. Cabos mal instalados podem raspar na pintura e na fiação, causando problemas. Se você tentar várias combinações e ainda assim não consegue fazer com que sejam operados de forma correta, então você precisa de cabos com um comprimento diferente. Isso vale também para os cabos do freio dianteiro, quando se faz um caminho ruim nestes cabos, prejudica-se a frenagem.

Se você tem um freio dianteiro hidráulico, certifique-se de que o conduite não esteja torcido, dobrado em ângulo acentuado ou em uma posição geralmente não natural. Se o flexível de freio que sai do burrinho ficar forçado em volta dos velocimetros, você terá que mudar o burrinho de lugar, ou mudar o sistema de montagem dos mostradores ou eliminar de vez os mostradores (conta-giros e velocimetro).Um flexível de freio mal instalado é inaceitável.

Por fim, eu sei que você quer saber como fazer sua moto mais veloz. Sugiro que você esteja pulando uma etapa. Será que a verdadeira questão é " Como posso preparar minha moto para correr mais? " .

A resposta é muito simples. Faça um upgrade em suas pastilhas de freio. Troque seu disco de freio por uma maior e ventilado ou adicione um segundo disco. Faça um upgrade em sua suspenção. Reconstrua sua frente e substitua seus amortecedores traseiros. Faça melhorias em seu sistema elétrico e luzes. Faróis antigos não funcionam muito bem. Se você conseguir parar, virar e ver para onde está indo, você não precisa ir mais rápido. Uma vez que você tiver cuidado destas questões básicas, aí sim iremos falar de motores."

Chad - Ace Motorcycle & Scooter - http://www.acemotorcycleandscooter.com

Fonte: http://www.caferacertv.com/tech-talk/tech-tip-tips-on-building-a-good-cafe-racer-w-chad-from-ace-motorcycle/

2 comentários:

  1. Também tenho enorme curiosidade sobre qual é a "via cruces" a ser percorrida para a regularização de uma cafe racer

    ResponderExcluir
  2. Qual a moto mais fácil de encontrar e fazer uma cafe? Tenho vontade de fazer com uma moto de baixa cilindrada

    ResponderExcluir