sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rockers - um poco da história das cafe racers



Rocker (subcultura)

Rockers, leather boys ou ton-up boys são membros de uma subcultura de motociclistas originada no Reino Unido nos anos 50. Tudo girava principalmente em torno das motocicletas cafe racer britânicas e do rock'n'roll.

Em meados de 1965 o termo "greaser" também se tornou comum e a partir daí, os termos "greaser" e "rocker" passaram a ser sinônimos na ilhas britânicas, embora tivessem outros significados na America do Norte e mundo afora. Os Rockers também eram conhecidos de maneira irrisória como "Coffe Bar Cowboys". Algo similar a eles no Japão, eram conhecidos como Kaminari-zoku ( Tribo Trovão ).





Origens

Até o perído pós Segunda Guerra Mundial, o motociclismo ocupava uma posição de prestígio e desfrutou de uma imagem positiva na sociedade britânica, sendo associado à riqueza e glamour. No começo dos anos 50, a classe média tinha condições de comprar carros populares, assim sendo, as motocicletas se tornaram um meio de transporte para os pobres.

A subcultura Rocker veio à tona devido a fatores como: O final do racionamento pós guerra no Reino Unido, o aumento da prosperidade das classes trabalhadoras jovens, a recente disponibilidade de crédito e financiamento para os jovens, a influência dos filmes e músicas dos Estados Unidos, a construção de rodovias bem pavimentadas que funcionavam como vias arteirias entre as cidades britânicas, o desenvolvimento de paradas de caminhões nas estradas, os cafes e o ápice da indústria britânica de motocicletas.

O estilo Rocker já existia nos anos 50, mas eram conhecidos como "Ton-up Boys", porque fazer um "Ton", significava na giria da época, conseguir pilotar a 100 Mph (160 Km/h) ou mais. Os Teddy boys foram considerados seus ancestrais espirituais. Os Rockers transformaram o que era essencialmente considerado um esporte, em um estilo de vida, abandonando a sociedade em geral e se rebelando em relação às idéias que consideravam conflitantes. Isso prejudicou a imagem do motociclismo no Reino Unido e levou à politização da comunidade motociclistica.

Os meios de comunicação começaram a rotular esses jovens socialmente impotentes e apedlidá-los como "demônios do povo", criando um pânico moral, através de representações altamente exageradas e sem fundamento. A partir da década de 1960, devido à fúria da mídia torno dos mods e rockers, os jovens motociclistas passaram a ser mais conhecidos como Rockers, um termo anteriormente pouco conhecido fora de destes pequenos grupos. O público passou a considerar o termo Rockers um pouco ingênuo, boçal, cowboys motorizados, solitários ou estranhos.

Os Rockers, assim como os "Ton-up Boys" antes deles, estavam imersos na música, no rock and roll e na moda dos anos 50 e ficaram conhecidos tanto pela devoção à música, quanto à devoção pelas motocicletas. As favoritas eram as músicas dos anos 50 e começo dos 60 representadas por artistas como Gene Vincent, Eddie Cochran e Chuck Berry; tipo de música este, que foi apelidada por George Melly de "screw and mash".

Surgiram então dois grupos, um deles que se identificava com a imagem de Marlon Brando no fime "The wild one", que vivia pelos cafés nas estradas, projetando uma imagem romântica de nômade, violência, anti-autoritarismo; sendo o outro grupo o dos "não-pliotos", similar na imagem, porém não tão envolvidos com o culto da motocicleta.


Cafe Racers


Uma típica e clássica "Triton" consiste numa motocicleta com um motor de Triumph montado no quadro de uma Norton Featherbed, construída em um estilo legalizado para se andar nas ruas, apenas utilizando um banco solo, guidões baixos presos às bengalas e escapamentos de corrida.





O termo Cafe Racer se originou nos anos 50, quando motociclistas frequentavam os cafes nas estradas, usando-os como pontos de partida e chegada de corridas. Quando falamos em cafe racer, associamos a idéia a uma motocicleta modificada com o objetivo de ganhar mais velocidade e boa dirigibilidade do que conforto. As características dessas motos incluem: Um banco solo de corrida, guidões mais baixos muitas vezes presos diretamente nas bengalas das motos, proporcionando mais controle e aerodinâmica, grandes tanques de gasolina ( os de alumínio normalmente eram polidos e deixados sem pintura), escapamentos de corrida, conjunto de pedaleiras adaptados (para que não raspassem no chão nas curvas em alta velocidade) e em algumas vezes com carenagem, fosse ela completa ou meia carenagem.



Essas motocicletas eram magrelas, leves e podiam ser pilotadas em várias condições de asfalto. A máquina mais marcante do auge dos Rockers foi a Triton, usando quadro de Norton Featherbed com motor de Triumph Bonneville, daí o nome "TRIumph + norTON". Era a combinação perfeita, pois era o melhor motor para correr, com o melhor quadro no que dizia respeito à ciclistica. Também foram usadas outras marcas de motocicletas britânicas, tais como: BSA, Royal Enfield e Matchless.

O termo cafe racer hoje em dia é associado aos motociclistas que preferem motocicletas vintage, sejam elas britânicas, italianas ou japonesas, dos anos 50 aos 70. Obviamente estes indivíduos não se parecem com os rockers das decadas anteriores e se vestem com um estilo mais moderno e confortável, apenas com algumas pitadas do estilo antigo. Estes motociclistas ainda trazem elementos dos Greasers americanos, dos Rockers britânicos e do estilo atual de motociclistas, criando assim um estilo próprio.


Os Rockers dos anos 2000 tendem a pilotar as clássicas britânicas, porém, muitas outras motos de várias nacionalidades também entraram na onda, como as Moto Guzzi, Ducati, Honda, Yamaha, entre outras, algumas delas com quadro britânicos feitos sob medida, como os feitos pela Rickman. (http://www.rickman-motorcycles.com/about-rickman-motorcycles.php)

Os Rockers compravam motos de linha, originais de fábrica e customizavam a seu gosto para que parecessem motos de corrida. Essas motos não eram usadas como um mero meio de transporte, mas sim como objeto de intimidação e  de projeção de sua masculinidade, levando-os a brincar com a morte, usando sempre uma caveira e uma cruz de ossos como símbolos.Eles faziam suas corridas entre as rodovias e sempre estavam em alguns dos cafés espalhados pelas estradas tais como o Ace Cafe, a barraca de chá na Chealsea Bridge, o Ace of Spades, Busy Bee e o Johnson's. Assim nasceu o termo Cafe Racer.



Visto pela primeira vez nos Estados Unidos e depois Inglaterra, o estilo de moda roqueiro nasceu da necessidade e praticidade.Os rockers usavam jaquetas de couro super decoradas com emblemas, tachas, broches, etc. Normalmente pilotavam sem capacete, mas alguns utilizavam capecete aberto com óculos de aviador e um lenço branco de seda para proteger o rosto. Outros itens de vesturário eram as camisetas, bonés de couro, calça jeans Levis ou Wrangler, botas, etc. Também era comum utilizarem um emblema declarando-se como membros do " 59 Club of England" , uma organização de jovens da igreja que mais tarde se transformou em um motoclube com membros no mundo inteiro. Os topetes " pompadour" eram mantidos intactos com Brylcreem e eram comuns a motociclistas e músicos dos anos 50.

Normalmente eles não eram muito bem recebidos em lugares como pubs, bares e discotecas, devido ao estilo de suas roupas e à aparência suja. Os rockers também transformaram o rock na dança mais violenta, individualista e fora de controle. Eles normalmente eram mal falados pela indústria motociclistica britânica e pela sociedade em geral, considerados inapropriados e um mal exemplo para a indústri e para o esporte.

Originalmente, a maioria dos rockers não era favorável ao uso de drogas, de acordo com Johnny Stuart, eles nem tinham conhecimento dos diferentes tipos de drogas da época. Para eles, anfetaminas, maconha, heroina era tudo igual - algo para ser odiado. Eles realmente odiavam qualquer tipo de subcultura da época que incentivava o uso de drogas como simbolo de masculinidade, e quem não usasse era considerado maricas. A antipatia deles por qualquer grupo ligado a drogas era intensa.


Legado Cultural

O visual e a atitude dos Rockers influenciaram diversas bandas pop dos anos 60, tais como os Beatles e também bandas de hard rock e punk rock até o final dos anos 70.

O estilo dos "Ton-up Boys" e dos "Rockers" foi devidamente retratado no filme "The Leather Boys" de 1964. A subcultura envolvendo os Rockers também influenciou o renascimento do rockabilly e a subcultura psichobilly.

Muitos dos rockers da atualidade ainda usam aquelas botas robustas de couro ou botas de cano alto, mas os Winklepickers (sapatos de bico fino) já não são mais usados. Hoje alguns usam botas Dr. Martens, Teddy Boys, tênis All Star  ou botas militares. Mas os rockers continuaram usando suas jaquetas de couro adornadas, calças jeans, lenços de seda brancos por um bom tempo,  hoje em dia dificilmente se vê isso. Os boné de couro cheios de emblemas e tachas, foram substituidos por toucas de lã.

O reencontro dos Rockers

No início dos anos 70, a cena britânica dos rockers e do motociclismo hardcore se foi e evoluiu sob novas influências vindas da California: os hippies e os Helss Angels. Os rockers remanescentes passaram a ser conhecidos como Greasers, e o que parecia inacabável, morreu, mas não em espírito.

No começo dos anos 80, "The Rocker Reunion Club", foi iniciado por Lennie Paterson ( membro do 59 Club ) e de uma parte dos rockers originais, que eram chamados "Chealsea Bridge Boys" que continuaram a se encontrar nos 20 anos anteriores na mesma barraca de chá da ponte.


Eles organizaram festivais e passeios nostálgicos da época dos rockers chamados de "Piss-ups", que atrairam pessoas de toda Europa, America e Japão que passaram a ser feitos nos mesmos locais das décadas anteriores. O primeiro reencotro dos Rockers foi no evento de nome "Rocker Reunion Motorcycle Run of 70 Classic British Motorcycle" onde rodaram até Pitsea. Os eventos posteriores foram escolhidos de acordo com destinos que tinham relevância histórica para os Rockers tanto de Brighton, Southend e Southsea, que em 1988 atraiu mais de 7000 motos.Eles estabeleceram um modelo que se tornou um movimento mundial. Dentro de poucos anos, estes eventos chegaram a reunir de 10 a 12 mil entusiastas, ganhando atenção da mídia e de novas pessoas interessadas.

Entre 1993/1994, Lennie começou a conversar com Mark Wilsmore e outros sobre a idéia de se fazer um reencontro do pessoeal da Chealsea Bridge e assim comemorar o aniversário de 25 anos do reencontro do ACE CAFE e reabertura do mesmo. Assim Wilsmore passou a coordenar estes eventos, que hoje em dia atraem cerca de 40 mil pilotos de todo o mundo.







Um comentário:

  1. Parabéns pela ótima pesquisa histórica .Isso é muito bom.

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